ZEISS DuraVision AntiVirus Platinum UV é o revestimento anti-reflexo para lentes premium que elimina 99,9% dos vírus e bactérias na superfície das lentes [1] protegerem os seus olhos das radiações azuis e UV!
Lentes Tripla Protecção ZEISS
As lentes Tripla Protecção da ZEISS resultam da combinação de três factores inovadores:
- ZEISS DuraVision AntiVirus Platinum UV: tratamento anti-reflexo que elimina 99,9% dos vírus e bactérias, reduzindo a possibilidade de serem transmitidas para outros locais.
- ZEISS BlueGuard: protecção contra a radiação azul nociva, reduzindo os incomodativos reflexos azul-violeta.
- ZEISS UVProtect: máxima protecção à radiação UV, crucial à preservação da sua saúde ocular.
A prata, presente no tratamento das lentes, tem propriedades antimicrobianas de longa duração. Os utilizadores de óculos podem desfrutar de uma visão nítida, protecção à radiação UV e azul, e uma limpeza sem problemas. As lentes Tripla Protecção da ZEISS têm, ainda, durabilidade reforçada e desativam 99,9% dos vírus e bactérias da superfície das lentes.
Em Angola, só encontrará as lentes ZEISS DuraVision AntiVirus Platinum UV numa das lojas do Centrooptico.
Lentes mais higiénicas: a luta contra micróbios
Para ajudar a proteger a saúde de quem usa óculos e valoriza a protecção e segurança, a ZEISS, marca líder internacional especializada em óptica e optoelectrónica, criou o DuraVision AntiVirus Platinum UV, um revestimento anti-reflexo com propriedades antibacterianas e antivirais, com recurso a uma inovação tecnológica que incorpora nano partículas de prata antimicrobiana e que já está disponível em Angola, exclusivamente, nas lojas do Centrooptico.
A pandemia global afectou-nos, a todos, de uma forma ou de outra, e a consciência dos vírus tornou-se inevitável. Conhecida pela superioridade óptica e pelas lentes de precisão concebidas para proporcionar uma visão clara e confortável e corrigir erros de refracção, a ZEISS apresentou uma solução de revestimento antimicrobiano para responder a esta preocupação crescente.
Estudos recentes indicam que as lentes dos óculos têm uma contaminação muito diversa[2]. Acredita-se que as lentes dos óculos estejam contaminadas com um conjunto micro-organismos, potencialmente nocivos, por estarem expostas no centro do rosto humano, e pela sua proximidade de contacto com a pele, o nariz e da boca[3]. Veja-se o exemplo do coronavírus, que causa o COVID-19, que é capaz de sobreviver por muitas horas – até dias – em superfícies [4], incluindo lentes de óculos, e pode permanecer activo em plásticos e outros materiais até 72 horas.
A ZEISS desenvolveu agora um processo para incorporar partículas de dimensões muito reduzidas de prata antimicrobiana de forma invisível, mas eficaz, no revestimento anti-reflexo. O metal precioso, ao qual são reconhecidos, há vários séculos, propriedades antimicrobianas e um poder preventivo contra infecções, elimina eficazmente os vírus e bactérias presentes nas lentes.
Laboratórios de ensaios externos, independentes e acreditados internacionalmente, realizaram exaustivos testes de eficácia antimicrobiana, de acordo com procedimentos de ensaio estabelecidos pelos mais elevados standards internacionais, incluindo as normas ISO [5].
Com este revestimento, reduziu-se a presença de contaminação microbiana na superfície das lentes oftálmicas. Como resultado, esta solução garante ainda mais prevenção na vida quotidiana e é uma nova contribuição para a higiene das lentes oftálmicas.
Com a introdução do ZEISS DuraVision AntiVirus Platinum UV, os utilizadores de óculos podem desfrutar de uma visão mais nítida, juntamente com a conveniência de uma limpeza facilitada, durabilidade reforçada e, agora, a confiança adicional de uma superfície de lente antiviral e antibacteriana, que desativa 99,9 por cento dos vírus e bactérias. [1]
Notas:
[1] Testado pela ISO 21702:2019(E) para vírus envelopados e testado pela ISO 22196:2011(E) para bactérias Gram-negativas e Gram-positivas. Eficácia comprovada após 24 horas, tal como definido pelas normas ISO.
[2] Fritz B., März M., Weis S., Wahl S., Ziemssen F., Egert M. (2020). Análise molecular específica do local da bacteriota em óculos usados. Scientific Reports, 10: 5577.
A ZEISS estudou o conteúdo microbiano das lentes dos óculos ao longo de vários anos em cooperação com a Universidade Furtwangen
[3] Fritz, B., Jenner, A., Wahl, S., Lappe, C., Zehender, A., Horn, C., Blessing, F., Kohl, M., Ziemssen, F., Egert, M. (2018). Uma visão para matar? – Carga bacteriana ambiental de armações e lentes de óculos e avaliação de diferentes métodos de limpeza. PLoS ONE 13 (11): e0207238.
[4] van Doremalen N., Bushmaker T., Morris D.H., Holbrook M.G., Gamble A., Williamson B.N., Tamin A., Harcourt J.L., Thornburg N.J., Gerber S.I., Lloyd-Smith J.O., de Wit E., Munster V.J. (2020). Estabilidade de aerossol e superfície de SARS-CoV-2 em comparação com SARS-CoV-1. New England Journal of Medicine, 382: 16.
[5] Testado pela ISO 21702: 2019 (E) para vírus com envelope e testado pela ISO 22196: 2011 (E) para bactérias Gram-negativas e Gram-positivas. Eficácia comprovada após 24 horas conforme definido pela ISO.