Sabia que a visão é um dos sentidos que mais informações fornece às crianças? É essencial no seu processo de crescimento e aprendizagem e, por isso, um diagnóstico e tratamento correctos das suas necessidades visuais são fundamentais para o sucesso escolar das crianças.
A percepção de problemas relacionados com a saúde visual poderá começar na escola, pelo que os professores têm de estar atentos a possíveis sinais de alerta que a criança demonstre para evitar que tenha dificuldades na matéria e que não consiga acompanhar os seus colegas. Em casa, também é necessário ter atenção redobrada, os pais devem procurar identificar alguns sinais de problemas de visão e recorrer a um oftalmologista e/ou optometrista de forma a tratá-los o mais rápido possível, e não comprometer a sua visão.
Na altura do regresso às aulas, é necessário consciencializar a comunidade para a importância de identificar sintomas como:
- Necessidade constante de se aproximar do quadro da escola ou da televisão;
- Dores de cabeça depois de ler ou olhar para ecrãs digitais;
- Sensibilidade à luz;
- Esfregar constante os olhos;
- Dificuldades na compreensão de textos e imagens em livros;
- Olhos lacrimejantes e visão inflamada.
Os pais devem levar, regularmente, os seus filhos a ópticas certificadas como o Centrooptico para avaliar a sua acuidade visual. A primeira consulta de oftalmologia deverá ser realizada até aos 3 ou 4 anos, de forma a detectar defeitos que possam passar despercebidos. Posteriormente, deve realizar-se uma consulta de rotina de 2 em 2 anos, se a criança não tiver problemas maiores. Já as crianças com miopias ou outros problemas visuais devem ser vistas todos os anos.