Loading...

 

Os computadores, telemóveis e tablets têm uma presença cada vez mais acentuada na nossa vida, sobretudo dos mais novos, que não só os utilizam como objectos de entretenimento e lazer, como de estudo. Com o regresso às aulas, e a consequente intensificação do uso do computador por parte das crianças e jovens, é importante estarmos atentos para o impacto que a exposição aos ecrãs pode ter na sua visão.

A utilização prolongada destes dispositivos pode resultar numa fadiga visual digital pois exercemos uma tensão única nos nossos olhos, distinta de qualquer outra actividade visual. Concentrar o olhar num ecrã durante muito tempo consecutivo, ou alternar o olhar entre vários dispositivos próximos, coloca os olhos sob tensão, tornando mais difícil a acomodação. É por este motivo que as pessoas que mais utilizam os dispositivos digitais sofrem frequentemente de problemas relacionados com a visão e a postura.

Os sintomas mais comuns de fadiga visual digital são o cansaço visual, as dores de cabeça e a visão desfocada, assim como as dores no pescoço e ombros. Estas são algumas das estratégias que devem ser adoptadas para melhorar estes sintomas:

  • Postura ergonómica quando se está sentado em frente a um ecrã e o uso de óculos ajustados.
  • O ecrã deve ter uma a taxa de actualização e estabilidade de imagem o mais elevada possível, ajustar o monitor para que a imagem apresente elevado contraste e nitidez, e o tamanho de letra. O cimo do ecrã deve estar ligeiramente abaixo do nível horizontal dos olhos e a cerca de 50 centímetros de distância.
  • Realizar intervalos e a regra “20-20-20”: a cada 20 minutos foque o olhar num ponto a pelo menos a 20 pés (6 metros), durante pelo menos 20 segundos.
  • Pestanejar com frequência é também importante para lubrificar os olhos e melhorar os sintomas associados aos olhos secos.

Caso verifique que o seu filho começa a sofrer, de forma constante, de sintomas de fadiga visual digital, além da adopção destas estratégias, deve levá-lo a um especialista para a realização de um teste ocular ou, caso a criança utilize óculos, para a reavaliação da sua prescrição de óculos, e juntos verificarem o conjunto de alterações necessárias para restabelecer o equilíbrio visual na visão.