RESPONSABILIDADE SOCIAL
A saúde visual é um bem que deve estar ao alcance de todos e, através da nossa política de responsabilidade social, acreditamos que podemos fazer a diferença e contribuir activamente para melhorar a qualidade de vida das comunidades onde actuamos.
Desenvolvemos uma forte política de responsabilidade social interna e externa, através de uma atitude participativa, incentivando e apoiando diversas iniciativas ao longo dos anos.
Defendemos o princípio de que uma empresa é feita do seu capital humano, dos colaboradores que todos os dias crescem em equipa para atingir os mesmos objectivos e metas profissionais. Por isto, trabalhamos constantemente para promover um impacto positivo na cultura empresarial e na motivação das equipas através de um conjunto de medidas adotadas para melhorar o desenvolvimento profissional, os benefícios e as condições dos nossos colaboradores, reflexo da política de responsabilidade interna do Centrooptico.
Além da política de responsabilidade interna, assumimos um compromisso com a comunidade. A nossa responsabilidade social externa concentra-se em três pilares fundamentais: saúde, educação e desporto. Através destas áreas, procuramos fazer a diferença na vida de quem mais precisa, tendo como propósito melhorar a acessibilidade aos cuidados de saúde visual e auditiva, investindo em diferentes projectos e acções que espelham a identidade e valores do Centrooptico.
Destacamos o apoio a várias instituições e acções de voluntariado, com a realização de mais de 30 mil rastreios visuais gratuitos e doação de centenas de óculos graduados a pessoas carenciadas.
Criado em 1992, pela associação das irmãs de Nossa Senhora Mamã Muxima, a fim de acolher crianças e idosos que viviam nas ruas, o Centro de Acolhimento Mamã Muxima trabalha nos dias de hoje para melhorar a vida de centenas de angolanos provenientes de diversas partes do país. Actualmente, alberga apenas crianças e jovens, estando a seu cargo quase 120 em regime de internato e 13 em externatos, com idade compreendidas entre 4 e 23 anos.
Por acreditarmos que podemos sempre fazer a diferença, realizamos acções contínuas, desde 2019, para cuidar da saúde visual destes jovens com a realização de rastreios visuais gratuitos, oferta de consultas de Optometria e Oftalmologia, exames visuais de diagnóstico e óculos graduados a quem apresente essa necessidade, e ainda oferta de material escolar.
- 81 rastreios visuais gratuitos
- 16 consultas de oftalmologia gratuitas
- 15 armações e lentes graduadas oferecidas
- Mais de 2 milhões de Kz em serviços e produtos
Estabelecemos um protocolo com a organização sociocultural, Kuenda, com foco em projectos de inclusão social para apoiar a comunidade albina. O Projecto Kilombo visa sensibilizar a população e as autoridades governamentais para as questões de discriminação e de proteção das pessoas com albinismo, apoio nos acessos aos cuidados de saúde, especialmente ocular e dermatológico, contribuindo assim para a melhoria de qualidade de vida destas pessoas.
Assumimos o compromisso de realizar rastreios visuais gratuitos, oferecer óculos graduados e prestar cuidados de saúde visual a crianças e jovens albinos em situação de carência económica.
- 595 rastreios visuais gratuitos
- 60 consultas de oftalmologia gratuitas
- 51 oferta de armações e lentes graduadas
- Mais de 5 milhões de Kz em serviços e produtos
O Centrooptico é patrocinador do Nzoji, desenvolvido pela Federação Angolana de Futebol Salão, este é um projecto que usa o futsal como mecanismo de mudança social e cívica em diferentes áreas: educação, saúde e bem-estar, integração social, equidade de género, liderança infantil, construção da paz e inserção profissional. E tem como objectivo promover torneios de futsal inter-escolares.
Enquanto patrocinadores, temos o compromisso de assegurar os cuidados de saúde visual das crianças e adolescentes que integram este projecto, que neste momento está presente em 7 escolas e conta com milhares crianças, através de rastreios visuais, de oferta de óculos graduados, a quem tiver a necessidade de os usar, e de material escolar de apoio.
- 120 rastreios visuais gratuitos realizados