Loading...

Lentes de Contacto-Dicas/Conselhos

CONSELHOS SOBRE LENTES DE CONTACTO

Quer as lentes de contacto sejam novidade para si quer as use há anos, estas sugestões podem ajudar a evitar os problemas com as lentes de contacto que alguns utilizadores enfrentaram.

Tenha uma reserva de solução para lentes de contacto

A não ser que use lentes de contacto diárias, não espere até ao fim de um longo dia para descobrir que a solução de limpeza acabou. Manter uma reserva de solução pronta evitará essas ocasiões.

Isto é especialmente importante porque deve utilizar uma solução de limpeza nova sempre que toca nas lentes de contacto. Nunca utilize água da torneira para limpar as lentes de contacto. Pode conter impurezas e micro-organismos infeciosos resistentes.

Sugestões para colocar e retirar as lentes de contacto

  • Lave e seque as mãos antes de colocar ou retirar as lentes de contacto
    Tudo o que estiver nas suas mãos quando tocar nas lentes de contacto acabará nos seus olhos. Lave as mãos com sabonete antimicrobiano e seque-as bem antes de tocar nas lentes de contacto. Evite usar creme ou sabonetes à base de óleos e loções antes de tocar nas lentes de contacto, uma vez que podem contaminar as lentes ou deixar uma película oleosa.
  • Comece sempre pelo mesmo olho para colocar as lentes de contacto
    Ao colocar as lentes de contacto, comece pelo mesmo olho todas as vezes. Terá menos probabilidades de trocar as lentes por erro — e, sim, tal como os sapatos, as lentes de contacto esquerda e direita são diferentes.
  • Coloque a lente de contacto na palma da sua mão
    Segure na lente de contacto colocando-a na palma da sua mão. Agarrar a lente entre os dedos aumenta a possibilidade de a cortar com a unha. As unhas podem danificar a superfície da lente e também são uma fonte rica de bactérias.
  • Retire as lentes de contacto se sentir dor ou desconforto
    Se as suas lentes de contacto começarem a magoá-lo ou a fazê-lo sentir seco e desconfortável, ou se as pessoas estiverem sempre a dizer que está com os olhos vermelhos, retire as lentes! A dor e o desconforto são muitas vezes a forma de os seus olhos lhe dizerem que algo está a causar problemas. Se isto acontecer repetidamente, fale com o seu Optometrista para ver se as suas lentes de contacto são certas para si.
  • Mantenha os seus óculos consigo
    Manter os seus óculos por perto, especialmente durante as férias, deixa repousar os seus olhos quando eles precisam. Sempre que as lentes de contacto magoam ou causam desconforto deve retirá-las e, se tiver os seus óculos por perto, isso será mais fácil de fazer.
  • Use sempre óculos de sol, mesmo com lentes de contacto com protecção contra os raios UV
    Mesmo as lentes de contacto com protecção contra os raios UV não bloqueiam todos os raios UV que são nocivos para os seus olhos. O uso de óculos de sol com protecção contra os raios UV ajuda a reduzir o esforço e os danos nos olhos e na visão. Fale com o seu Optometrista sobre os tipos de actividades ao ar livre que pratica para que ele possa avaliar o seu risco de exposição e recomendar a protecção certa para si.
  • Compre lentes de contacto de fontes legítimas
    Vai comprar lentes de contacto? Verifique o local de venda. Algumas lentes vendidas podem não ser aprovadas pelos canais apropriados. Além disso, tanto as lentes de contacto não correctivas como as lentes de contacto graduadas têm de ser receitadas por um optometristas ou oftalmologista, que se certificará de que as lentes se adaptam e cuidam das necessidades de saúde dos seus olhos.

Lembre-se, cuidar das suas lentes de contacto significa cuidar dos seus olhos. Fale sempre com o seu especialista sobre a compra de lentes de contacto e sobre o uso e os cuidados a ter para que mantenham os seus olhos saudáveis.

Nada do que consta neste artigo deverá ser interpretado como um conselho médico, nem se destina a substituir as recomendações de um profissional de saúde. Para perguntas específicas, consulte o seu profissional da visão.

Fonte Coopervision

A adaptação de lentes de contacto deve ser sempre feita por um especialista, pois as lentes de contacto são dispositivos médicos e devem ser tratados como tal.