Loading...

 

Hoje, as crianças e jovens estão mais expostos do que nunca à luz azul, também chamada de radiação azul, devido a fontes de luz modernas, tais como a iluminação LED e a radiação emitida pelo ecrã dos dispositivos digitais, podendo esta luz ser irritante ou cansativa. À noite, inclusive, a radiação azul pode afectar o ritmo circadiano do corpo, dando origem a insónias e cansaço.

O olho humano não é capaz de bloquear a radiação azul e toda a radiação azul visível atravessa o cristalino e a córnea, atingindo a retina, pelo que quem passa muito tempo a estudar e trabalhar com dispositivos digitais, tem mais probabilidades de sofrer de cansaço visual e visão desfocada.

Neste contexto, a solução poderá passar pela personalização das lentes para o computador com um tratamento para o bloqueio da azul especializado. Estes tratamentos são aplicados nas lentes e incluem um filtro azul que diminui a radiação azul, permitindo melhorar o conforto visual sem sacrificar os efeitos benéficos.

É essencial que os seus filhos sejam avaliados por um profissional de saúde visual credenciado para que juntos possam determinar qual a melhor solução para minimizar a exposição a que visão dos mais novos está sujeita.