Loading...

 

Sabia que a ideia de que os óculos de sol só precisam de ser utilizados durante as horas de maior intensidade ou quando o céu está aberto está incorrecta? A radiação ultravioleta está presente todos os dias do ano e pode danificar severamente os olhos, caso estes não sejam bem protegidos.

Além de serem vistos como um acessório, é importante ter em consideração que os óculos de sol são os únicos que possibilitam a protecção dos nossos olhos contra os factores agressivos como a radiação UV.

Actualmente, é possível comprar óculos de sol em practicamente todo o lado, no entanto, o factor que, normalmente, é descurado quando a compra é realizada em comércios ambulantes ou em lojas não credenciadas é a qualidade das lentes. Importa referir que, quando realizamos esta compra em sítios que não são especializados no sector da óptica, estamos apenas a adquirir uns óculos escuros, com lentes coloridas, mas que por norma não possuem qualquer tipo de elemento protector.

Apesar dos olhos possuírem mecanismos próprios de protecção contra os raios UV, essa protecção não é suficiente devido à intensidade e ao tempo de exposição a que estamos sujeitos. É por isso que deve procurar especialistas credenciados em saúde visual, que o aconselhe sobre quais as lentes certificadas capazes de bloquear parte da luminosidade e assegurar uma menor agressão aos olhos, permitindo obter uma maior nitidez e conforto, além de ajudar na prevenção de doenças como as cataratas, cuja incidência é bastante forte na população angolana, devido à grande exposição solar a que está sujeita.